Regras Concurso Painéis Científicos
O banner é a exposição de um trabalho acadêmico impresso autoexplicativo, mas que também pode ser acompanhada de uma apresentação feita pelos autores ao público que dele se aproxima. Portanto, a elaboração de um banner deve levar em conta técnicas de redação científica, além de técnicas usadas na área de comunicação visual.
O banner deve comunicar de maneira resumida os conteúdos de determinado tema acadêmico (ou os resultados de pesquisa e de extensão). Ele também favorece a troca entre acadêmicos, permitindo, entre outras coisas, o aprimoramento do trabalho e o estabelecimento de uma rede de contatos.
Os acadêmicos deverão estar orientados por um docente, que deverá estar na cota dos coautores. O grupo de integrantes deverá ser composto pelo autor e, no máximo, quatro coautores.
FORMATAÇÃO
• Dimensões: 90 cm de largura por 1,50 m de altura
• Material de impressão: Plástico com caneleta e barbante para pendurar.
• O pôster deve conter:
Logomarca da Instituição;
Título em letras maiúsculas, contendo no máximo 140 caracteres (contando com os espaços). Títulos longos demandam letras menores para se ajustarem ao espaço disponível e com isso terminam perdendo visibilidade.
Nome dos autores e referências bibliográficas
Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.
• Ter clareza: figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos em alta resolução, boa nitidez e bom enquadramento.
• Os painéis científicos deverão ser auto-explicativos, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (fotografias, figuras, tabelas, gráficos, etc.).
• Organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O leitor apressado lerá apenas os títulos, mas conseguirá ter uma idéia do seu trabalho
A harmonia geral das cores escolhidas é o estímulo mais importante a longas distâncias. Excesso de cores é tão ou mais prejudicial quanto sua ausência.
Use fundo claro e cores escuras para as letras, para assegurar contraste.
Evite o contrário (letras claras sobre fundo escuro). Isto deixa a leitura cansativa.
Cores brilhantes atraem o leitor, mas também o cansam. Tenha cuidado ao usar.
NORMAS ESPECÍFICAS PARA OS PAINÉIS CIENTÍFICOS DE PESQUISA
Os itens Objetivos ou Proposição, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões são importantes para o bom entendimento do texto científico, mas não deverão estar explicitados no resumo na forma de tópicos, e sim em texto corrido, sem tabulações nem divisão de parágrafos;
Serão considerados itens obrigatórios para todos os painéis científicos de pesquisa: Título, Nome dos integrantes, Introdução, Proposição, Materiais e Métodos, Resultados, Conclusões e Referências Bibliográficas. Item opcional: Abstract. Todos os textos deverão estar escritos em português.
NORMAS ESPECÍFICAS PARA OS PAINÉIS CIENTÍFICOS CLÍNICOS
Os itens Objetivos ou Proposição, Relato do caso e Conclusões são importantes para o bom entendimento do texto científico, mas não deverão estar explicitados no resumo na forma de tópicos, e sim em texto corrido, sem tabulações nem divisão de parágrafos;
Serão considerados itens obrigatórios para todos os painéis científicos clínicos: Título, Nome dos Integrantes, Introdução, Proposição, Relato do Caso e Conclusões. Serão opcionais: Abstract e Referências Bibliográficas. Todos os textos deverão estar escritos em português.
NORMAS ESPECÍFICAS PARA OS PAINÉIS CIENTÍFICOS DE REVISÃO DE LITERATURA
Os itens Objetivos ou Proposição, Revisão da Literatura, e Conclusões são importantes para o bom entendimento do texto científico, mas não deverão estar explicitados no resumo na forma de tópicos, e sim em texto corrido, sem tabulações nem divisão de parágrafos;
Serão considerados itens obrigatórios para todos os painéis científicos de revisão: Título, Nome dos Integrantes, Introdução, Proposição, Revisão da Literatura, Conclusões e Referências Bibliográficas. Será opcional: Abstract. Todos os textos deverão estar escritos em português.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Uma comissão de avaliação fará a pontuação para premiação. Serão seguidos os seguintes critérios específicos de avaliação de pôsteres para premiação:
1. APRESENTAÇÃO: ASPECTO GERAL DO PÔSTER:
• Disposição do Conteúdo: está bem distribuído, em uma seqüência lógica, com gráficos, tabelas e fotos de acordo com o texto?
• O pôster é auto-explicativo? Lendo-o, tem-se a compreensão do que se trata, do conteúdo e dos resultados?
• Estética: qualidade visual do pôster; se bem trabalhado, se alinhado corretamente, etc.
2. CONTEÚDO – METODOLOGIA DO TRABALHO
• Metodologia da coleta dos dados: a forma de coleta dos dados foi realizada de forma científica? Envolveu pesquisa de campo ou revisão de prontuários? Pesquisa bibliográfica extensa e/ou relevante?
• Consistência dos dados: os dados coletados são, alem de confiá veis, significantes para o universo da população que se quer estudar? Foram coletados com confiabilidade? A pesquisa bibliográfica foi feita em fonte de dados confiável?
• Desenvolvimento científico do trabalho: foi realizado dentro do método científico? Desenvolveram os temas pesquisados visando à aplicação prática dos mesmos?
3. RESULTADOS
• Relevância para Odontologia?
• Pode ser aplicado na prática diária?
• Leva a alguma conclusão/ benefício? O trabalho consegue provar sua tese (método científico)? Tem conclusões concretas a apresentar a partir do tema abordado?
Eventuais casos de empate serão resolvidos pelo coordenador da comissão de avaliação.